domingo, 9 de maio de 2010

Sexto Domingo da Páscoa - Ano C

Neste domingo as leituras preparam-nos para o que somos actualmente, para a presença de Jesus na nossa vida. A Sua presença está na Eucaristia e também através da acção do Espírito Santo.

É do Espírito Santo que Jesus fala no Evangelho. O Espírito é o sangue do Corpo, é o ar que a igreja respira, é a força gravitacional que nos sustem e não deixa dispersar. Ele é fonte, fruto e veículo da paz que Jesus nos veio trazer.

É o Espírito que faz crescer e viver a Igreja. Assim se aprende ao ler o livro dos Actos dos Apóstolos. Na primeira leitura de hoje a Igreja toma uma decisão e afirma que foi tomada sob a influência do Espírito Santo.

Na segunda leitura, do livro do Apocalipse, São João tem uma visão da Nova Jerusalém, que mais não é que a Igreja. É uma cidade com muralhas, mas doze entradas, abertas para todos, assim simbolizada com a apresentação dos quatro pontos cardeais. Ela não precisa de sol nem lua porque a sua luz vem de Deus, que está nela. É preciosa, porque Deus está nela. E que vai a ela, só vai através dos Apóstolos, ou seja os nossos bispos e sacerdotes. Por outras palavras, a Igreja só é Igreja em comunidade, com Deus no centro, como base e veículo de existência.

Sem comentários: