domingo, 2 de maio de 2010

Quinto Domingo da Páscoa - Ano C

A mensagem central de hoje das leituras é: amar os outros como Jesus nos amou. Este amar os outros significa todos e não só aqueles que nos são agradáveis. Oh, como isso é tão difícil! Por um lado não sabemos o que significa amar como Jesus amor, por outro, mesmo sabendo, os nossos instintos por vezes soa mais alto para nos afastarmos de quem nos é desagradável.

Amar como Jesus amou deve significar querer o bem ao outro, esquecer os próprios interesses pelo bem do outro, dar a primazia ao outro, para o seu bem. Somos capazes de fazer isso? Na perfeição, não, mas devemos tentar. Não é simples nem fácil.

O coração humano em sociedade não pensa dessa forma. Não é só na sociedade ocidental de hoje, onde a competição é um valor, que amar os outros como Jesus amou é uma tarefa de monta. Já no passado havia imensas dificuldades, de outra ordem, mas poderosas. No oriente, na África, nas ilhas remotas, em todo lado o amor ao jeito de Jesus é difícil e combatido. Porquê? Porque o cristianismo é o único verdadeiramente universalista, agregador e respeitador. Na segunda leitura vem uma frase que explica isso: Jesus veio renovar todas as coisas. Nós como membros do Seus corpo fazemos essa renovação.

É por isso que na primeira leitura vemos Paulo e Barnabé na sua primeira viagem apostólica, daquela somos herdeiros. Todos.

Sem comentários: