segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Época de regresso à escola

Esta época de regresso de férias escolares faz-me lembrar uma realidade que vivi e que julgo já não existir. No meu tempo de estudante era tradição lá em casa irmos comprar os livros escolares a uma livraria na rua Barros Queirós, que fica entre o Martin Moniz e o Rossio. Depois dessa livraria acabar, íamos a uma na rua da Madalena. A norma era haver bichas para comprar os livros. E não é que recordo com saudade esses momentos de espera? Havia uma expectativa, uma curiosidade que me motivava. Como seriam os novos livros? O que é que eu iria aprender? Não descansava enquanto não folheava-os. O mais engraçado, agora que olha para trás, é que chegadas as aulas os livros perdiam todo o interesse. Nos últimos anos de escola a magia acabou, o meu pai encomendava os livros no sindicato. Tal como agora acontece, a maioria das pessoas encomendam os livros em algumas lojas e acabaram-se as bichas.

Sem comentários: