terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

sigur rós I

Sendo eu visceralmente intolerante com o frio de onde me vem o interesse pela Islândia? Provavelmente como muitos dos leitores que eu gostaria de ter por aqui, a responsabilidade é dos sigur rós.

Tomei conhecimento com eles através de um programa de rádio na antena3, à hora de jantar, conduzido pelo Álvaro Costa e Nuno Galopin. Lembro-me de ouvir o primeiro single starálfur e também svefn-g-englar, tendo este último contribuído definitivamente para a minha total adesão a esta música e a esta banda. Uns tempos depois lá comprei o cd ágætis byrjun.
Aqui ficam os vídeos starálfur
e svefn-g-englar


Durante bastante tempo ouvi intensamente as quatro primeiras faixas: intro, svefn-g-englar, starálfur e flugufrelsarinn (sendo este o meu segundo preferido do disco). Só mais tarde, bem mais tarde é que me apaixonei pelo viðrar vel til loftárása, e seu impressionante vídeo,



e pelo tema título do cd ágætis byrjun.




Os discos desta banda são de digestão lenta para mim. Muitas vezes só começo a gostar verdadeiramente do cd depois de ouvir o seguinte. Aconteceu-me isso com o takk e espero que acontece o mesmo com este último. Mas isto é assunto para os próximos textos.

Sem comentários: