quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

sigur rós II

O meu cd preferido até agora é o ágætis byrjun. Talvez por ter sido o primeiro contacto que tive com a banda, diz-se que não amor como o primeiro, pode ser por isso. O que sei é que nos discos seguintes não voltei a sentir o que senti naquele. Houve quem tenha falado de “banda sonora do paraíso”, eu sinto de outra forma. Sinto como um retrato da Islândia, de alguns aspectos daquela ilha mágica.

Há momentos naquele disco que me invocam praias de água fria, gaivotas sob um céu crepuscular, paisagens quase lunares, vento deslizando por entre rochas e cascalho, ecos da voz dos pescadores lá longe, pairar ao sabor do vento polar entre o mar e a terra, maresia, sal, frio.

Aqui fica mais um vídeo, agora de svefn-g-englar ao vivo:



Por mais que gostasse de viver num sítio quente, tropical, só tenho um pleno prazer ao escutar estas músicas se me imaginar numa praia fria batida por ondas nas rochas. Normalmente pelo Outono tenho uma fase de audição mais frequente dos sigur rós. Se calhar a minha fraca aderência ao med sud i eyrum vid spilum endalaust esteja ligada à compra do cd no final de Junho do ano passado.

Sem comentários: