quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Se se deslocar, não use telemóvel

Eu tenho um telemóvel, mas não o uso. Só em situações especiais é que o ligo. Comprei-o na véspera da operação do meu pai às cataratas, no ano passado. Foi útil, pois passei a noite com o meu pais na clínica e fui mantendo o contacto com a minha mãe. Portanto, só em situações especiais é que o uso. Por vezes até tenho pena de ter cedido à pressão criada por mim próprio para ter um. Agora tenho pena de não pertencer ao restrito grupo dos não possuidores deste tipo de aparelhos. Enfim uso-o muito pouco.

Mas o motivo para escrever não é a minha relação com o aparelho. Se é proibido falar ao telemóvel enquanto se conduz um veículo, acho que se devia estender essa proibição para todo o tipo de deslocação.

Uma vez ia para o trabalho e vinha na minha direcção um rapaz certamente escrevendo um sms (será “um sms” ou “uma sms”?). Caminhava e escrevia. Não via para onde ia e esbarrou numa coluna que suporta aquela sinalização rodoviária que atravessa as faixas de rodagem de um lado ao outro. Foi cómico.

Várias vezes pessoas olhando para o aparelho ima esbarrando comigo. E aquelas pessoas que entram nos autocarros a falar ao telemóvel? Alguns entram, viajam e saem sem desligar a chamada. E no caso das mulheres que fazem números de equilibrismo e de comédia ao mesmo tempo para segurarem no telemóvel, procurarem o passe e segurarem nos outros sacos?

Parece-me que comunicar por telefone deverá ser uma actividade sedentária.

Sem comentários: