sexta-feira, 20 de março de 2009

Poupança

Há dias ouvi no Rádio Club uma pequena entrevista ao jornalista Camilo Lourenço. Falaram do livro “Como Esticar o Salário e Encurtar o Mês”.

Ele deu dois truques para se poupar dinheiro que achei muito interessantes.

O primeiro truque é para quem tem empréstimos de para a habitação. Como se sabe as taxas de juros estão a baixar, começaram sensivelmente há seis meses. Ou seja, a partir de agora a prestação começa a baixa, se é que já não baixou. O truque é pegar na diferença que se poupa na prestação e aplicar num depósito a prazo, num daqueles em que se pode fazer reforços. Não é muito importante a taxa de juro, o que importa é reservar aquele dinheiro que começa a sobrar. Para quê? Inevitavelmente daqui a um ou dois anos as prestações irão subir outra vez (espero que não tanto, mas irão). Nessa altura poder-se-á pegar no amealhado no depósito e amortizar o empréstimo. Com um pouco de sorte a nova prestação até poderá manter-se inalterável.

O segundo truque é aplicado numa primeira abordagem às famílias com crianças. Nos tempos actuais as novas gerações não têm nenhuma noção do que é poupar. Por isso o Camilo citou uma ideia que recebeu de um curso nos Estados Unidos. Para educar uma criança a poupar ele propõe que seja dada a ela três mealheiros:
- um para as despesas do mês seguinte;
- outro para um projecto especial, por exemplo uma bicicleta nova;
- um terceiro para nunca mexer, com o objectivo de guardar para o futuro, ajuda para a entrada de uma casa, para um curso universitário.

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Caro J:

Preciso da sua opinião para a iniciativa Via Crucis na Blogosfera.

Por favor, consulte o post

http://cronicasdeumaperegrinacao.blogspot.com/2009/03/via-crucis-na-blogosfera-reuniao-de.html

Pax Christi