segunda-feira, 16 de março de 2009

Companhia de Jesus

Se eu me decidisse por seguir a vida religiosa provavelmente iria ter em consideração o ingresso nos jesuítas. Poderia optar pela Cartuxa, também, mas hoje vou falar da Companhia.

Tomei conhecimento do espírito da ordem através de um programa de rádio da Renascença. Nunca fui muito fã dessa rádio, mas num certo domingo, certamente guiado pelo Espírito Santo andava a correr as rádios e fui para na primeira emissão do programa Conversa com Princípio, Meio e Fim... à Procura de um Sentido. Nesse programa havia um leigo e um padre à conversa. O leigo era o Henrique Manuel e o padre uns domingos era o padre Carlos Moreira Azevedo, actualmente bispo auxiliar de Lisboa, outros domingos era o padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães. A eles devo muito da minha fé. Passados uns tempos o padre Carlos saiu e foi substituido pelo padre jesuíta Rui Osório.

O meu interesse pela Companhia está relacionado com a forma como o padre Vasco expõe os assuntos. Existe um carisma muito especial nele, mas depois de conhecer outros jesuítas existe um denominador comum que caracteriza a ordem e que me agrada. Como tenho uma certa inclinação para o intelecto, para o uso da palavra, para o argumento, para a teologia. A Companhia representa para mim isso. Até posso estar enganado...
Aqui fica o único vídeo que encontrei com o padre Vasco



O que me motivou a escrever este texto foi o seguinte video.

Se não for possível ver o vídeo, cliquem neste link



Sem comentários: