domingo, 15 de março de 2009

Terceiro Domingo da Quaresma - Ano B

Neste domingo, no Evangelho, vemos Jesus tomando uma atitude pouco habitual, mas parecendo um Indiana Jones, do que aquele homem carinhoso e compassivo, que escuta e ensina.

Jesus ao entrar no Templo depara-se com um espectáculo pouco adequado ao lugar. Estava cheio de vendedores e mercadorias. A prática religiosa da época consistia num sem fim de ofertas que acabavam por enriquecer os sacerdotes e quem girava à sua volta. A relação com Deus não passava pelo coração, mas sim pelos sinais exteriores de devoção e claro pela carteira. Numa primeira leitura podemos ver neste acto de violência a mesma ideia base de muitas coisas que Jesus disse sobre os fariseus e doutores da lei. E esta atitude, tal como vem referido no texto, até está bem fundada na Antigo Testamento. Jesus, tal como Elias e tantos outros profetas, foi tomado pelo zelo de Deus e lutou para O defender.

Depois os judeus pediram explicações sob a forma de sinais. Coitados não podiam passar sem sinais. E Jesus que ainda devia estar a “ferver” remeteu-os para a Sua morte e ressurreição. E mais a verdadeira explicação estava escondida: se Jesus falava do Seu corpo, relacionando-o com o Templo, Ele é o verdadeiro Templo. Se Ele é o verdadeiro Templo, o Templo que ele limpou era uma extensão do seu corpo, daí vem a Sua autoridade. Jesus não é somente homem, é também Deus e Ele sempre foi muito zeloso pelo Seu Templo no Antigo Testamento.

Por fim, São João relata que Jesus fez muitos milagres e que muitos O seguiam por causa disso, mas Ele sabia bem que eles não acreditavam verdadeiramente Nele, seguiam-no como muitos actualmente seguem uma banda de rock. Pelo espectáculo, pela emoção.

Neste terceiro domingo somos chamados a limpar o nosso Templo de tudo o que nos afasta de Deus. Há duas semanas entrámos no edifício. Na semana passada pousámos o olhar no Senhor. Hoje devemos livrar-nos de toda a tralha que nos atrasa e atrapalha. É altura de começar a pensar na Reconciliação. E para ajudar, nada melhor do que relembrar os Mandamentos. São um óptimo ponto de partida para um exame de consciência. E como nos devemos motivar para essa tarefa? Através da palavras de São Paulo. Tudo o que é escândalo e loucura no projecto de Deus aos olhos do mundo, é grandeza aos Seus olhos. Se o facto de querermos ser santos, de querermos seguir Jesus, de não escondermos o que somos, se tudo isto, e muito mais que ficou por dizer, for ridicularizado e rebaixado pelo mundo então devemos prosseguir, estamos no bom caminho, estamos a seguir Jesus na subida ao Calvário.

Sem comentários: