domingo, 8 de março de 2009

Segundo Domingo da Quaresma - Ano B

Neste domingo o Evangelho relata-nos a Transfiguração de Jesus perante os discípulos Pedro, Tiago e João. Esta Transfiguração teve como objectivo de dar esperança aos discípulos e prepará-los para a Sua morte e ressurreição. Neste segundo domingo da Quaresma somos chamados a contemplar com os discípulos essa Transfiguração para também nós sermos preparados para o que se segue.

Usando a imagem da semana passada, da entrada numa igreja, depois de entrarmos normalmente para onde olhamos é para o altar-mor, lugar onde está o Senhor. Neste segundo domingo olhamos para o Senhor Jesus em toda a Sua glória. Olhamos por breves momentos, pois como para Pedro, Tiago e João quando começamos a sentir a paz e a felicidade somos chamados à realidade: falta ainda um longo caminho, falta a Paixão, o Calvário, a Cruz, o Sepulcro e a Ressurreição.

E porquê tudo isto? Na primeira leitura, dos Génesis, Deus põe à prova Abraão. Vê até onde vai a sua fé. Abraão ao oferecer o seu único filho em sacrifício está a dar-se a si mesmo. Este fé é mais do que fé, é amor. É sob este amor que Jesus se entrega. É sob esse amor que Deus Pai permite esta entrega de Seu Filho, por todos nós.

Sem comentários: