domingo, 29 de março de 2009

Com este quinto domingo da Quaresma chegamos ao fim de um ciclo. Entrámos no Templo que é Jesus. Pusemos o nosso olhar Nele e vimo-Lo como realmente é. Movidos por essa imagem limpámos o nosso Templo de tudo o que impede a Luz de passar. Foi isso que fizemos na semana passada. E agora o que falta?

Neste domingo o profeta Jeremias anuncia uma nova Aliança, uma Aliança não baseada em leis, mas no Amor, na Caridade, firmemente gravada no coração do povo de Deus. Essa Aliança tornou-se realidade com Jesus.

No Evangelho Jesus é procurado por judeus de origem grega. Este é um sinal de que Jesus e a Sua mensagem e acção salvífica é universal. Respondendo ao desejo de O ver anuncia de forma velada a Sua paixão e ressurreição. É ela que atrairá todos para a vida eterna, a verdadeira felicidade. Jesus suspenso na cruz é o vortex da história, atrai tudo e todos para Si.

Jesus usa uma imagem fortíssima: a do grão de trigo. Se o grão deitado à terra não morrer, não dará fruto. É isso que nos falta. Falta-nos ser grão de trigo deitado à terra. Onde estão os nossos frutos? Não devemos andar obcecados com o resultado dos nossos esforços, mas devemos ao menos lutar para que o que fazemos seja destinado a frutificar.

São Paulo mostra como Jesus procedeu para dar frutos: orou e suplicou ao Senhor e foi atendido. Demos pôr a nossa confiança no Senhor, trabalhar para dar frutos e deixar o resto nas mãos Dele.

Este é percurso da conversão quaresmal. Voltar o nosso olhar para Jesus. Reconhecê-Lo como o Salvador. Purificar a nossa vida espiritual. Deixar-mo-nos iluminar pela Sua Misericórdia. E por fim deixar-mo-nos morrer com Jesus para com Ele ressuscitarmos.

Sem comentários: