domingo, 22 de março de 2009

Quarto Domingo da Quaresma - Ano B

Mais ou menos a meio da Quaresma (e também no Advento) há um domingo da alegria. As cores dos paramentos passam do roxo da penitência para o rosa da alegria.

Qual será o motivo da nossa alegria? A Misericórdia de Deus. O Seu imenso amor por nós.

“Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.”
Na primeira leitura é relatada a destruição de Jerusalém por altura do exílio na Babilónia. Este acontecimento devia estar sempre presente na nossa memória, individual como colectiva, para que saibamos aonde nos leva o mau uso da nossa liberdade. No entanto o Senhor não é um Deus de morte, mas de vida e amor. Dá-nos tempo para aprendermos com os nossos erros. O Povo de Israel teve uma Quaresma de setenta anos para ver onde errou.

Essa imensa misericórdia revela-se em Jesus, que tal como a serpente de bronze de Moisés, foi elevado na Cruz para nos salvar. À serpente bastava olhar com fé e o israelita era salvo do veneno. Com Jesus acontece o mesmo, basta dirigir o nosso olhar com fé para Ele, que seremos salvo.

Há uma frase muito interessante no Evangelho: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus.” Repare-se no verbo da primeira frase: quem crê não é condenado. E na segunda: mas quem não crê já está condenado. É muito grave não crer, pois esse pequeno facto condena logo a pessoa. Sempre que ouço alguém dizer que é ateu fico sempre aflito, está nesta frase a causa desta aflição.

Continuando com a imagem que tenho usado nesta Quaresma (e que não é invenção minha, mas tomei conhecimento através do programa Conversas com Princípio, Meio e Fim) depois de pousarmos o nosso olhar em Jesus transfigurado, começamos uma fase de relação com Ele. Damos mais uns passos em direcção do altar e começamos a experimentar o Seu Amor. Começamos a receber a Sua Luz, que tanto ilumina as nossas faltas, expondo-as, como nos aquece e é reflectida. Este banho de luz alegra-nos.

E tal como São Paulo dizemos “Porque nós fomos feitos por Ele, criados em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas obras que Deus de antemão preparou para nelas caminharmos.”

Sem comentários: