domingo, 22 de março de 2009

Recordações da adolescência

O salmo de hoje é o 137(136) "Junto dos rios da Babilónia". Este salmo tem para mim um significado especial. No livro de português do 11º vinha um poema de Luís Vaz de Camões que é uma leitura poética e pessoal deste salmo. Chama-se "Redondilas de Babel e Sião".
A ligação que eu tenho a este poema de Camões nasceu quando eu comecei a recitá-lo ao meu avô paterno que vinha para a nossa casa de três em três meses. Não me lembro bem porquê, mas resolvi recitá-lo para ele e desde o início percebi que havia uma certa musicalidade, dei por mim a cantá-lo.
Das primeiras vezes o meu avô até gostava, mas já para as últimas vezes que fiz isso ele manifestava um certo aborrecimento por eu me por a cantar em frente a ele. Coitado. Tenho saudades dele...

Sem comentários: