quarta-feira, 25 de março de 2009

Observação de fora

Se no autocarro onde costumo ir para o trabalho existir alguém observador como eu, certamente já deverá ter achado estranho eu andar a sair na paragem onde actualmente saio. Desde que o tempo melhorou tenho saído duas paragens antes da que normalmente deveria sair. Se esse observador existir, certamente reparará que por vezes acontece eu chegar à zona da paragem seguinte ao mesmo tempo que o autocarro. Depende dos sinais e do tráfego.

Se fosse eu a observar este comportamento, acharia estranho. Escreveria aqui relatando esse facto estranho. Nada como um comportamento fora do habitual para aguçar-me a imaginação e a curiosidade.

Então porquê que saio duas paragens antes da minha habitual?

Para fazer exercício físico. Quando se fala do sedentarismo da sociedade actual, surge sempre alguém a recomendar caminhadas como exercício. É o que faço. Não é grande coisa, mas já é algum. Estive a medir a distância neste site (é um bocado lento, mas para estas coisas vale a pena) e descobri, que todos os dias de manhã se não chover, percorro aproximadamente 1300 metros. A descer J, mas mesmo assim já é alguma coisa.

Em vez de chegar ao trabalho dez minutos antes da hora, chego à hora e faço uma pequena caminhada. Observo muitas árvores, medito, por vezes rezo, planeio o que vou escrever aqui, sinto-me vivo.

Quando vejo o autocarro a passar por mim pergunto-me se irá alguém pensado: “porque raio aquele gajo sai cá tão para trás?”

Comecei a pensar em fazer esta caminhada no início do Outono. Por altura do início do ano escolar o autocarro tornou-se num lugar claustrofóbico para mim. Não conseguia lugar sentado e em pé era um martírio. Houve mesmo um dia em que tive praticamente um ataque de pânico. Vá-se lá saber porquê os primeiros meses de aulas os alunos são bem mais pontuais do que mais tarde. Neste segundo período não tenho tido problemas em encontrar lugar ou a viajar em pé. É um fenómeno curioso.

Sem comentários: