segunda-feira, 2 de março de 2009

Obama

Ainda não falei do Presidente Obama. Do ponto de vista político não sei se ele seria melhor ou pior que Hilary Clinton. Não acompanhei a campanha eleitoral do dois, nem depois a final. Tenho prestado mais atenção agora, depois da eleição. Do ponto de vista simbólico tanto um como o outro são muito fortes, mas prefiro ele, pois acho que ela não é ainda o género de mulher que gostaria de ver naquele lugar. Ela parece-me muito masculinizada. Muitas mulheres na política não passam de homem de saias, maquilhagem e penteados sóbrios.

Por isso o Obama simbolicamente é muito mais forte para enfrentar um tempo de crise como este e para iniciar um novo ciclo. Também me agrada a voz dele, a imagem que transmite de segurança, mas descontraída, pouca encenada. Politicamente parece-me com vontade de mudar, de fazer diferente, de humanizar a governação.

Deixo aqui o discurso que ele fez recentemente ao Congresso. (confesso que ainda não o vi todo)(o mais certo é que ninguém o veja neste blog também, dada a frequência de visita, que é nula...)




Para terminar deixo outro vídeo que achei interessante pelo seguinte: quais seriam as reacções se em vez do Obama fosse o nosso Cavaco Silva? Ou o Sócrates? Ou o Papa? Dá que pensar. Porquê que para umas pessoas achamos que não faz mal e para outras é desrespeitar? Deixo o vídeo e as perguntas ao vento que passa neste meu reino desértico.

Sem comentários: