terça-feira, 17 de março de 2009

Oficinas de Oração e Vida

Há quatro anos (tantos? parece-me que foi ontem) participei numa iniciativa na minha paróquia chamada de Oficinas de Oração e Vida. Estas Oficinas foram criadas por um frade capuchinho espanhol, radicado no Chile, chamado Ignácio Larrañaga. Ele ao longo da sua vida orientou muitos encontros de oração e de reflexão. Com o tempo foi criando um sistema que acabou por ser a estrutura das Oficinas.
O que são as Oficinas de Oração e Vida? Durante dezasseis semanas são promovidos encontros semanais. Em cada semana é abordado um tema e uma forma de rezar. Por mais estranho que pareça a quem tem pouco experiência de oração, existem muitas formas de rezar: podemos rezar lendo, meditando o que lemos, contemplando uma estampa ou imagem sugestiva, escrevendo, repetindo tendencialmente para chegar ao silêncio uma frase sugestiva, colocando-se no lugar de Jesus, rezando com a natureza, em contemplação, elevando-nos a Deus ou acolhendo-o, rezar com os salmos, rezar em grupo, meditar em grupo.
O frei Ignácio tem um carisma fortíssimo. Em cada sessão ouvimos e meditamos os ensinamentos do frei Ignácio. Essas mensagens eram transmitidas através de cassetes. Vou deixar aqui uns vídeos (que não precisam vistos, mas sim ouvidos).
Uma das traves mestras destas Oficinas consistiam em criar o hábito de todos os dias se reservar meia hora para Deus. Cada semana recebemos uma folha com a prática programada até à sessão seguinte. Cada dia devemos praticar a forma de oração abordada na sessão anterior. Devo dizer que desde então tenho mantido esse hábito.
As Oficinas termina com uma sessão especial. Nesse dia fomos a casa de retiros e vivemos um dia de Deserto. Foi uma experiência única que me deixa muitas saudades. As quatro horas que passámos em oração (podíamos escolher ficar onde quizéssemos, eu fiquei num quarto) souberam a muito pouco.
Quem puder ir, recomendo.
Foi uma alegria muito grande quando encontrei estes vídeos no youtube. O assunto deles é o Abandono (um dos temas que mais me tocou acompanhado pela visão totalmente diferente do comum de Maria)











Sem comentários: