quarta-feira, 21 de abril de 2010

Análise, provavelmente errada, de algumas figuras políticas nacionais VI

Outras figuras do PSD

Paulo Rangel





A mudança geracional no partido está em curso. A geração fundadora está a dar lugar à seguinte (ou seguintes). Juntamente com Pedro Passos Coelho temos como provável líder Paulo Rangel e mais uma série figuras que circulam muito pela blogosfera.

Paulo Rangel, como já disse, deverá ser presidente do partido no futuro, se se mantiver neste rumo actual. Vem da área do CDS e por isso representa a direita assumida do PSD. Não parece ser liberal, mas sim de uma direita conservadora de costumes e liberal de economia. Poderá ser cada um por si, mas com instituições fortes. Talvez represente o que de mais próximo do Salazarismo pode estar um democrata.

A favor dele está a sua coragem e audácia. Genuinamente o actual governo teria uma oposição muito mais enérgica, mas desconfio que uma parte deste massacre sobre o Primeiro Ministro tenha origem nesta área que onde Paulo Rangel se insere.

Rui Rio


Conseguiu criar um imagem de seriedade e competência nestes anos que esteve à frente da Câmara do Porto. Não sei se conseguirá chegar a Primeiro Ministro, apesar de estar distante do Futebol Clube do Porto, não deixa de estar conotado com o regionalismo nortenho. Que para mim não tem mal nenhum, mas muitos poderão não gostar. Para ultrapassar isso ele teria que passar uma temporada em Lisboa.

Vejo-o como um candidato forte à Presidência da República depois do segundo mandato de Cavaco Silva.

Sem comentários: