domingo, 29 de novembro de 2009

Primeiro Domingo do Advento – Ano C

Maranatha, vem Senhor Jesus!

Com estas palavras iniciamos mais um tempo forte. Começa um novo ano litúrgico e nada melhor do que chamar pelo senhor da nossa salvação. No começo de uma caminhada estamos cientes daquilo que buscamos, esperamos chegar a Ele, invocamos a Sua vinda.

Na primeira leitura é invocado o movimento profético que antecipou a vinda do Filho de Deus, neste caso do livro de Jeremias, o profeta do sofrimento (na minha opinião). Ele assistiu à destruição do seu povo, fez tudo para evitar esse fim, mas nada podia evitar o poder destruidor do pecado, excepto se o pecador se arrependesse. Nessa destruição Jeremias foi voz de Deus e deu esperança a quem era fiel ao Senhor. Na nossa vida, perante o abismo das consequências do pecado, se nos voltarmos para o Senhor haverá salvação, o Messias nascerá e ressuscitaremos das cinzas do pecado.

O Evangelho, por seu lado, evoca a vinda definitiva, no fim dos tempos. Mas podemos ter também uma leitura mais imediata. O Advento pode invocar a constante vinda de Deus à nossa vida. O que temos que fazer? Estar atentos aos sinais da presença de Jesus. Libertar os nossos corações do peso do pecado, dos medos, das correias que aprisionam o nosso espírito. Por fim orar e vigiar.

Começamos o novo tempo com o nascimento de Jesus. O Advento é a preparação. Neste primeiro domingo, levemos o nosso coração das folhas caídas do cansaço da vida. Aproxima-se o inverno, vamos despir a nossa vida das folhas do acessório. Voltemos ao essencial. Jesus e a boa nova de amor que Ele trouxe.

Sem comentários: