domingo, 11 de outubro de 2009

Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum – Ano B

Numa leitura precipitada poderia-se pensar que o assunto central da liturgia de hoje andaria à volta da Sabedoria. O Evangelho torna claro que não. Jesus chama à radicalidade um bom judeu, cumpridor dos mandamentos, que Lhe pergunta qual o segredo para alcançar a vida eterna.

A proposta de Jesus é intemporal e hoje, em mim, em ti, é colocada de igual forma. Deixa para trás tudo o que te afasta de Deus e segue-Me. Da parte que me toda esta proposta incomoda-me muito, sempre me incomodou, pois há sempre algo em mim que me prende, que não quer largar tudo, pois sente-se bem, confortável, talvez por julgar que este largar signifique ir para um país diferente. Mas não me incomoda menos pensar que posso fazer algo aqui. No fundo o problema está no fazer e não no onde.

Na primeira leitura vem uma motivação extra para a mudança: o Evangelho é a sabedoria que é mais preciosa que o ouro e a prata. Quando os discípulos dizem a Jesus que eles deixaram tudo por Ele, Jesus concorda e afirma que juntamente com o lugar no Reino Eterno eles já receberam cem vezes mais o que abdicaram, junto com perseguições. Seguir Jesus é difícil, implica passar pela morte.

Mas como aplicar isto na nossa vida sem irmos para missionários? Nas pequenas coisas, passo a passo, dando um pouco mais de nós, passo a passo, como estilo de vida estaremos a dar sempre mais de nós.

Sem comentários: