domingo, 30 de agosto de 2009

Vigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum – Ano B

Neste domingo iniciamos uma nova sequência de leituras, voltando ao Evangelho de São Marcos. As palavras chave deste dia são Palavra, Coração e Verdade. A Verdade só pode vir do cumprimento da Palavra vinda do Coração de cada um de nós.

Na primeira leitura Moisés exorta o povo a cumprir a Palavra do Senhor, pois ela é a nossa Sabedoria e Prudência. O padre na homilia na minha paróquia chamou a atenção para o mundo ocidental onde vivemos em que se procura construir uma sociedade sem Deus. Esta sociedade não é sábia nem prudente. Cabe a nós cristão lutar para que isso não aconteça.

É isso mesmo que São Tiago diz na segunda leitura. Não basta sermos bom ouvintes da Palavra, é necessário -la em prática. E como Jesus diz no Evangelho esta prática tem que vir do nosso coração, pois se vier de fora, se for só um faz de conta, o nosso Coração ocupa-se outras coisas. Só cumprimos a Palavra se vivermos na Verdade, se do nosso Coração brotar a Palavras posta em prática.

O que é que eu tenho feito? O que é que tem saído do meu coração?

sábado, 29 de agosto de 2009

Deolinda ao vivo

Se tiverem largura de banda acima de 3 gigas acho que podeão ver em condições a transmissão do concerto que os Deolinda derma no sudoeste e que está disponivel neste endereço: http://www.centralmusical.pt/watch.php?v=7450

Nneka

Meus amigos esta música e esta voz são absolutamente espantosas.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Video interactivo

Recebi hoje uma newsletter da banda Placebo. Eles propõem uma experiência inovadora para assistir a um vídeo. Neste vídeo podemos influenciar com o rato um pouco da acção, principalmente controlado o trajecto de um pássaro e as curvas de um túnel.

Aqui fica o link http://theneverendingwhy.placeboworld.co.uk/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Preservativo e a Sida

Chamo a atenção para este texto http://santa-missa.blogspot.com/2009/08/o-preservativo-e-sida.html

Hip Hop em português

No Festival do Sudoeste deste ano actuou o Marcelo D2, um rapper brasileiro. Ouvi na Antena3 o concerto dele, gostei desta música, que já conhecia, e o resto não achei tão interessante.



O Marcelo costuma trazer um artista chamado Fernandinho Beatbox, vale mesmo a pena ver:





Encontrei esta colaboração entre o Marcelo D2 o nosso Sam The Kid (acho que ainda não coloquei aqui nenhum video dele)



Aqui fica o vídeo oficial da música anteiror do Sam:

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Insecto de flor em flor

Na aldeia onde estive há um lavadouro público. Como a nossa casa é muito pequena, não há espaço para máquina de lavar. A minha mãe vai lavar a roupa a esse lavadouro. Num certo dia ia eu ter com ela para trazer a roupa e encontrei este insecto. Que souber o seu nome e já agora da flor, queira, por favor, deixar nos comentários essa informação. Obrigado.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Suinicultura ao ar livre

Aqui fica o meu primeiro vídeo que fiz nas férias. Acho que não há muito mais a dizer, excepto que esta criação de porcos fica perto do Zoo de Lagos (sim, foi para Lagos que fui de férias, mais concretamente para uma aldeia a 12 km da cidade, chamada Barão de São João, freguesia onde o meu pai nasceu).


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Falta de sacerdotes

Nestas férias tive oportunidade de constatar a sorte que tenho em viver numa cidade.

Na aldeia onde estive existe uma igreja e apesar de tudo todos os domingos celebra-se a Eucaristia. No entanto isso parecendo serviço mínimo é o máximo que há. No dia 15, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, sábado, não houve celebração. Estive pensar porquê e cheguei à conclusão que sendo num sábado não foi possível. É que o pároco é responsável por mais cinco paróquias. Imagino que tenha todos os fins-de-semana muito cheios. Se tivesse sido na sexta ou noutro dia teríamos tido celebração. Assim não houve. Fiquei triste.

domingo, 23 de agosto de 2009

Vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum – Ano B

Neste domingo a palavra chave, a meu ver, é adesão ou escolha. Nestes últimos domingos as leituras têm andado à volta da Eucaristia, do seu significado e efeitos. Hoje trata do último efeito: a nossa adesão ao projecto de Cristo. Ele alimenta-nos e nós respondemos com fé aderindo, aceitando, escolhendo-O como nossa única salvação e forma de vida.

Na primeira leitura o povo de Israel depois de entrar na Terra Prometida decide acompanhar Josué na adesão total ao Deus que os libertou da escravidão do Egipto e do pecado. Esta leitura dá o enquadramento para melhor entender o Evangelho. As pessoas que acompanhavam Jesus, depois do discurso Deste sobre o Pão da Vida, são confrontadas com a decisão: continuar a seguir Jesus ou voltar à sua vida. Muitos largaram-No. Só alguns continuaram a segui-Lo.

Na segunda leitura São Paulo dá um exemplo prático sobre a consequência desta adesão a Cristo: o respeito pelos outros, que é mais do que respeito é amor. Usa a imagem do casal para o mostrar. Ambos devem amar-se e respeitar-se porque são imagem de Deus, são a célula básica da relação de Deus com a Igreja, são modelo simplificado do Corpo Místico.

(Fica aqui o link para um texto meu sobre a temática secundária que surge neste texto de São Paulo, pois parece ainda chocar muita gente a forma como o Apóstolo trata as mulheres.)

sábado, 22 de agosto de 2009

Voltei

Como bem podem ler no título: voltei. Não levei o portátil (não foi possível) e só fui ao cibercafé duas vezes (meia hora cada) nestas três semanas. Foi mesmo um período de “desintoxicação”.

Como correram as minhas férias? Acabaram por correr bem. Não houve problemas de saúde e por isso já posso agradecer a Deus. O mal é sempre o antes, o durante melhorar sempre.

Na primeira semana o tempo andou ameno, algum vento. Tive que resolver um problema de canalização na cozinha, no lava-louças. Na segunda comprei umas carpetes que facilitaram muito a limpeza da casa. Suei as estopinhas com o calor, a casa apanha sol desde o alvorecer até meio da tarde e a ventilação praticamente não existe. Na terceira semana continuei a suar e a sentir pena de ir embora. Enfim sou muito inconstante.

Não levei nenhum livro excepto a Bíblia. A televisão foi tendo algum interesse na Volta a Portugal em Bicicleta e agora no Campeonato de Atletismo. À noite via invariavelmente a rtp2 a partir das dez e meia até à meia noite. O que valeu nas horas mortas e de tédio foi o leitor de mp3.

O que fiz neste tempo? Para além das actividades domésticas, passeei um pouco, fiz algumas filmagens (nos próximos tempos irei publicar aqui algumas coisas), escrevi num caderno e pensei um pouco nos meus projectos (e para mal dos meus pecados imaginei outros novos projectos para me ocuparem ainda mais os meus poucos tempos livres).

O que correu mal? Tive pouco sossego para rezar, para estar com Deus. Em casa é impossível pois o meu pai estava sempre por perto. Na rua não encontrei nenhum local que me agradasse.

Estou de volta, espero que com mais energia e criatividade.

domingo, 16 de agosto de 2009

Vigésimo Domingo do Tempo Comum – Ano B

O Pão da Vida Eterna é o próprio Jesus. Nas leituras de hoje levam-nos mais fundo no mistério da salvação. Quem comer do Pão e beber do Vinho terá a vida eterna? O que quer isso dizer?

Comer é assumir as propriedades do que se comer. Aquilo que se come passa a ser parte de nós. Os orientais dizem que nós somos o aquilo que comemos. Se comermos alimentos energéticos, ficamos mais energéticos.

O que andamos a comer? Comida da paz ou a guerra? Bebemos compaixão ou egoísmo?

Comer a Carne e beber o Sangue de Jesus é assimilar Deus na totalidade. Ele passa a fazer parte de nós, do nosso corpo em todas as suas dimensões. Temos consciência disso? Tenho?

sábado, 15 de agosto de 2009

Nossa Senhora da Assunção

Neste dia celebra-se o fim da vida terrena da Virgem Maria. Como estava isenta do pecado original não teve que passar pela morte. Quando chegou ao fim o seu tempo biológico toda ela, corpo e alma, ressuscitaram em Deus.
Que mais há a dizer?
Ponhamos o nosso olhar Nela, nossa Mestra e Guia, imitemo-La para alcançar a glória eterna.

domingo, 9 de agosto de 2009

Santa Edith Stein

Devo confessar que não sou lá muito adepto dos santos. Sempre os senti muito distantes de mim. Enfim, prefiro recorrer logo a Deus do que usar um entremediário. Talvez pense assim por ter crescido num ambiente onde a devoção por santos e nossas senhoras, aos meus olhos, estejam a raiar no paganismo. Mas pode ser e certamente será defeito meu.



Por isso os santos são para mim mais fontes de inspiração, modelos a seguir. Aqui entram São Francisco de Assis e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).




Hoje é o dia da festa liturgica desta santa. Encontrei-a na net há uns anos atrás e identifiquei-me com ela. Ele chegou a Deus através do intelecto, da filosofia, da razão. Foi Carmelita e morreu às mãos dos nazis juntamente com milhões de judeus. É um exemplo a seguir.


Aqui ficam um links a páginas sobre ela (infelizmente não encontro a página onde a descobri)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Edith_Stein

http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/santos/santos_ver.asp?cod_santo=128

http://www.lepanto.com.br/dados/HagEdith.html



Décimo Nono Domingo do Tempo Comum – Ano B

Parece mentira, como é que um homem sem nada de especial pode ser o Pão da Vida Eterna? Assim pensavam os judeus perante Jesus. Hoje temos nas nossas leituras esta questão: tens mesmo fé em Jesus? É Ele o alicerce da tua vida? Quando desespero a quem recorro? Faço como Elias que desejou morrer no deserto, mas abandonou-se a Deus, à Sua vontade?

Elias sempre fora fiel, lutara com todas as suas forças por Deus, pela salvação do Seu povo. Por fim ficou abatido, os resultados não apareciam. Desejou o fim da luta. Deus em vez de dar-lhe o merecido descanso deu-lhe de comer, fortaleceu-o e encaminhou-o para o monte Horeb onde o alimento espiritual, através do silêncio, oração e encontro com Deus, o fortaleceu para retomar a sua missão.

A Eucaristia devia ser para nós o mesmo. Uma ocasião de recarregar baterias, ser alimentado e estar com Deus da forma mais directa e fácil que há. Se isso acontecesse poderíamos pôr em prática o que São Paulo diz na segunda leitura.

domingo, 2 de agosto de 2009

Décimo Oitavo Domingo do Tempo Comum – Ano B

Na semana passada Jesus multiplicou os pães e os peixes, depois retirou-se para que ser o Messias errado que o povo queria. Hoje continua essa luta. Jesus exorta o povo a tomar consciência da sua real necessidade (não de pão, mas de Deus). O pão que Jesus dá é o Seu próprio amor que dá vida.

Quando deixaremos de ter medo? Quando acreditarmos que Jesus é realmente o verdadeiro Pão, que não morreremos, mesmo se este corpo onde estamos entre em decomposição.

Nele não mais sentiremos fome e sede de Deus, pois seremos (ou já somos de um forma imperfeita) homem novo, ser de Deus, membro do Seu corpo.