quinta-feira, 9 de abril de 2009

VIA CRUCIS - Quinta estação

Estação anterior
Mulier, ecce filius tuus
"Mulher, eis aí o teu filho"
Blogger: MRB
Blog: Quadradinhos que não vendem




Quinta Estação

Eloi, eloi lami sabactami
“Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonaste?”

Neste percurso de entrega Tu, meu Senhor Jesus, experimentas até às últimas consequências a condição humana. Tu, meu Senhor Jesus, viveste o maior sofrimento que se pode viver: sentir a ausência de Deus. Todos de uma forma ou outra já vivemos isso, Senhor, na doença, a morte de um familiar chegado, na injustiça. A Tua entrega é total.

Tu sentiste a mais profunda solidão, a noite mais escura, a derradeira tentação. Foste finalmente despojado do último resquício de divindade. Ela foi esvaindo-se gota a gota no Teu sangue derramado. A Tua humanidade está inteira aí no alto da cruz. E como verdadeiro homem Tu és verdadeira imagem de Deus.

Desde menino em Nazaré Tu, meu Senhor Jesus, foste instruido nas Escrituras. Tiveste que decorar os salmos. Os salmos são orações ancestrais, que carregam a sabedoria e a fé de séculos. “Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonaste?” dizes Tu citando o salmo 21. Podias ter dito: Meu Deus porquê?, mas não. Rezaste. Esta é a prova da Tua confiança no Pai. Faça-se a Tua vontade.

Por fim, porquê este salmo e não outro? Porque não o Pai Nosso, a oração que Tu nos ensinaste? Quantos mártires já não seguiram o Teu caminho com o Pai Nosso no coração e nos lábios?

Meu Senhor Jesus, neste salmo reconheceste a Tua situação, não foi? O salmista fala que lhe trespassaram as mãos e os pés, que foi insultado, que quem passa meneia a cabeça. Senhor Jesus ensinas-me a procurar na oração sentido para o meu sofrimento. Dá-me Senhor o discernimento para na dor eu ter a coragem de Te seguir e ter sempre presente no meu coração e nos meus lábios a Tua palavra.

Pai Nosso


Sitio
"Tenho sede!"
Blogger: Joaquim
Blog: Que é a Verdade?
Organizado por Alma Peregrina

4 comentários:

Fá menor disse...

De estação em estação aqui cheguei.

Votos de uma Santa Páscoa!

Alma peregrina disse...

Caro J:

Muito obrigado por teres participado na Via Crucis. Desejo-te uma Santa Páscoa para ti e para os teus! Pax Christi

sofia disse...

Caro J:
Votos de que tenhas tido uma Santa Páscoa!
Deixo-te uma sugestão:
nos links das estações (anterior e seguinte), em vez de colocares o endereço do blog, coloca antes a hiperligação directamente para o texto, por exemplo, no meu caso eu coloquei a seguinte hiperligação http://marcomcanela.blogspot.com/2009/04/via-crucis.html. Assim, todos podem fazer a Via Sacra sempre que se queiram.

jota disse...

Realmente o link para a estação anterior era o do blog. Obrigado Sofia e uma Santa Páscoa para ti e todos os que por aqui passaram ou vão passar.

jota