domingo, 12 de abril de 2009

Domingo de Páscoa

Um pequeno grupo de homens entra numa localidade. Chegam à casa de destino e encontraram o dono da casa a recebe-los cheio de alegria. Na casa encontrava-se um grupo maior. O líder do grupo que chega agradece a recepção e confessa que não está ali por acaso. Por fim faz aquilo para o qual viera, toma a palavra e anuncia a Boa Nova.

A primeira leitura deste domingo é o anúncio pela boca de Pedro de uma versão simplificada do Evangelho, da vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo Jesus. Com este texto a Igreja deseja que sejamos informados pela primeira testemunha da Ressurreição em primeira mão. É o primeiro Papa que nos dá a Boa Nova: Jesus vive! Jesus venceu a morte! E diz-nos mais: quem acreditar Nele terá os seus pecados perdoados.

São Paulo na segunda leitura diz o mesmo por outras palavras e vai mais longe. Nós estamos tão ligados a Cristo que tudo o que aconteceu a Ele nos acontecerá. Nós ressuscitamos com Ele. O nosso eu egoísta morreu. Estamos sepultados em Cristo e quando Ele vier definitivamente viveremos também.

Sobre o Evangelho há pouco a dizer que já não tenha sido dito nas leituras anteriores. Jesus Mistério em vida, Mistério na Paixão e Morte, é Mistério no sepulcro vazio. Na Ressurreição é Mistério. Nestes cinquenta dias deste tempo pascal vamos descobrir, pouco a pouco, juntamente com os discípulos o significado deste mistério.

Jesus cumpriu a Sua Páscoa, travessia da noite escura da morte, do mar vermelho da dor e do medo. Confiou no poder do Senhor. Entregou-Se como expiação por todos nós e levou-nos consigo. Travessia completa, é fonte de alegria para todos. Ele estende-nos a mão para o seguirmos em cada sacramento que recebemos. Tantos de nós já atravessaram, já completaram a sua Páscoa, guiados pela mão segura do nosso Salvador.

Alegra-te!

Alegro-me!

Jesus, nossa esperança, Ressuscitou!


A todos os possam passar por aqui desejo uma Santa Páscoa!

Sem comentários: