domingo, 26 de abril de 2009

Terceiro Domingo da Páscoa - ano B

Cristo ressuscitou, e agora?

Nos domingos passados meditámos sobre a ressurreição e a fé nela. Agora somos chamados a meditar sobre o que isso significa para a nossa vida.

Na primeira leitura São Pedro discurso no Templo e afirma que Jesus viveu, morreu e ressuscitou para que alcançássemos o perdão dos nossos pecados. A ressurreição de Jesus tem essa consequência para quem acreditar Nele. Isso diz-nos São João na segunda leitura. E é afirmado pelo próprio Jesus quando apareceu aos discípulos após o episódio de Emaús.

A libertação que Jesus veio trazer foi a do pecado. Quem acredita Nele fica fora da influência do pecado. Por isso, o tempo pascal é tempo de especial alegria. Até a natureza acompanha-nos nessa celebração.

Outro aspecto interessante é que, tanto na primeira leitura como no Evangelho, aparece uma referência ao testemunho dos Apóstolos. Eles foram constituidos testemunhas da Ressurreição de Jesus por Deus. Jesus o diz e São Pedro confirma.
Tal como os discípulos, nós somos chamados a dar testemunho desta Boa Nova, desta Esperança, desta libertação. E não devemos ficar impressionados ou admirados com as reacções estranhas relatadas no Evangelho de hoje. Os discípulos pouparam-nos muitas dúvidas que teríamos se elas não lhes tivessem ocurrido. Dêmos graças pelas suas dúvidas, pois graças a elas, assim que as esclareceram a Igreja pôde alicerçar-se a fé recém adquirida e confirmada dos Apóstolos.

Cristo ressuscitou, e agora? Agora dêmos graças, fortaleçamos a nossa fidelidade e dêmos testemunho dela.

Sem comentários: