sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sobre as declarações de D. José Policarpo II

Quanto às relações entre a Igreja Católica e o Islão também concordo com o Patriarca. Infelizmente o desconhecimento sobre o Islão é esmagador e o que se sabe não abona nada em seu favor. Neste momento não basta ser uma comunidade bem integrada na nossa sociedade. Cada notícia que ver do oriente destrói meses de cidadania exemplar de cada muçulmano.

O Islão tem duas faces e actualmente está a passar para os media só a face negra. O que aconteceu àquela cultura florescente que inventou a nossa numeração? O que aconteceu à cultura da sabedoria e a arte presente em tantas mesquitas pelo mundo fora? O que aconteceu ao islamismo que após conquistar um território não impunha a sua religião? Onde estão os sábios islâmicos? Onde estão os sufis?

Não tenho a ilusão de que a animosidade para com o Ocidente tem origem exclusivamente no interior do Islão. Mas será que não é visível que ao radicalizarem-se estão a perder a sua identidade? Se me deixo influenciar por alguém que me faz mal, estou a ser vencido mesmo quando luto e até tenho vitórias. Se o Islão está, em algumas partes, fundamentalista por causa dos erros do Ocidente, está a incorrer nesses erros mas de outra forma, está a perder o seu fito. O fito de qualquer religião é religar o humano ao divino. Essa ligação traz a paz e da violência ou do obscurecimento da inteligência nunca pode vir essa paz.

Sem comentários: