domingo, 18 de janeiro de 2009

Segundo Domingo do Tempo Comum - Ano B


Nota prévia: Aviso que não sei se conseguirei escrever sobre todas a leituras dominicais. Talvez escreva sobre as que mais me tocaram ou que entendi. Hoje escrevo, de futuro não sei.

Hoje é o segundo domingo do tempo comum do ano B. É tempo de começos. É altura para começar caminhadas ou recomeçar. No Evangelho de hoje vemos como João Baptista cumpre o seu papel de anunciador indicando aos seus discípulos quem era o Messias. Apaga-se o Profeta para brilhar a luz de Deus.

Como caminhantes deste caminho nós devemos também transmitir aos outros esta necessidade de caminhar. Mais do que isso, devemos dizer que só caminhando é que somos felizes.

Como aconteceu com maioria de nós a fé foi-nos transmitida, sugerida, apresentada. Cabe nós agora fazer o mesmo.

Na primeira leitura Samuel é instruido por Heli a dar boa resposta a Deus. Isto adverte-nos para estarmos atentos ao que os outros nos dizem e ao significado dos acontecimentos da nossa vida.

Na epístola de São Paulo vemos que a caminhada pressupõe uma grande responsabilidade. Nós somos portadores do Espírito Santo, somos o Templo onde Ele habita. Por isso devemos cuidá-lo. Devemos mantê-lo livre de pecado e aqui entra tudo desde a pureza sexual até aos cuidados com a higiene ou alimentação. Mais, o respeito pelo corpo alarga-se ao corpo dos nossos irmãos, pois faz parte da noção judaica de corpo as relações com os outros. Por outro lado, respeitar o corpo, ou seja, a pessoa toda, dos outros é respeitar o Templo de Deus e um membro do Corpo de Cristo.

Deixo aqui um link que descobri hoje e que traz outra abordagem (bem melhor que a minha) às leituras de hoje.

Sem comentários: