domingo, 3 de outubro de 2010

Vigésimo Sétimo Domingo do Tempo Comum – Ano C

Se ouvísseis hoje a voz do Senhor, não endureceis os vossos corações. Cantámos hoje no salmo esta frase. As leituras de hoje apontam para a nossa abertura de coração, para o serviço, para a pacificação de saber-se cumpridor da vontade do Senhor.

No Evangelho Jesus diz aos discípulos que a fé é poderosa, caso estejamos abertos a ela. Caso tenhamos o nosso coração de acordo com a nossa missão. O prémio de sermos fieis é podermos fazer a vontade de Deus. Somos servos e a nossa função é servir.

Para servir temos que ter paciência, como é dito na primeira leitura, para esperamos e agirmos segundo a vontade e ritmo de Deus. Para isso devemos orar e vigiar (já Jesus dizia isso noutra passagem), quem é fiel a Deus acabará por compreender tudo o que se passa à sua volta e terá espaço para cumprir a sua parte.

A oração e a vigia serão alimentadas se fizermos o que São Paulo recomenda na segunda leitura a Timóteo. Tomar como modelo a Palavra de Deus e trabalhar para manter o Espírito Santo livre na nossa existência para nos fortalecer, alimentar e aumentar a nossa fé.

Conhecer a Palavra de Deus através da leitura assídua da Bíblia, da participação em grupos de partilha e estudo bíblico, é muito importante. Conhecer a Palavra ajuda na oração e no aprofundamento da fé, da relação com Deus, e por consequência no serviço.

Sem comentários: