quarta-feira, 3 de junho de 2009

V de Vingança

Na sexta-feira passada a RTP transmitiu um filme que há uns anos me chamou a atenção por causa da actriz principal, Natalie Portman. Não cheguei a ir ver ao cinema. O filme chama-se V de Vingança.






Gostei. O ambiente do filme situa-se nos ambientes dos livros 1984, Admirável Mundo Novo e Nós (este livro é anterior ao 1984 e segundo parece inspirou-o).


Inglaterra, num futuro próximo, encontra-se dominada por uma ditadura ao género da de 1984, mas mais subtil. O Governo domina a população através do medo e das mentiras divulgadas pela tv e pela interlink (provavelmente a internet só deles). A ameaça exterior ver da América, origem de guerras e desordem. Quando querem influenciar a população numa dada direcção os órgãos de comunicação bombardeiam com notícias que causam a reacção esperada. Onde é que já vimos isso?




O filme foi escrito pelos irmãos Wachowski, os autores da saga Matrix, inspirados em personagens de banda desenhada. Mais uma vez os irmãos reflectem sobre a liberdade e o controlo exercido sobre o ser humano por entidades umas vezes misteriosas e outras distantes, mas reais.





É um filme que vale a pena ver. Aqui fica o trailer:







Sem comentários: