quinta-feira, 11 de junho de 2009

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Hoje é dia de festa. Prestamos especial atenção ao nosso alimento principal, o que nos salva. Na Quinta-feira Santa celebrou-se a instituição da Eucaristia e do sacramento da Ordem. Hoje, também quinta-feira, celebramos os nosso alimento e aquilo que somos por causa dele, Corpo de Cristo.

Parece-me que na Eucaristia a palavra corpo designa a pessoa inteira: corpo, alma e as relações que essa pessoa estabelece. Já a palavra sangue designa a vida. Jesus está ali inteiro e transbordante de vida.

Na primeira leitura o sangue das vítimas sela a aliança entre Deus e o Seu povo. É o acto de partilhar o sangue (entre o altar e o povo) que torna real a aliança. Isso mesmo é explicado por São Paulo na segunda leitura. E leva-nos para mais longe ao mostrar que o sangue de Jesus na Cruz, voluntariamente derramando, estabeleceu uma aliança mais perfeita e perpétua.

No Evangelho Jesus faz-Se alimento, no pão e no vinho, para sermos com Ele Corpo onde correr o Sangue que é o Espírito Santo, o Senhor da Vida.

Sem comentários: