sábado, 20 de junho de 2009

Livros, fim de férias e apelos

Acabei de ler o mais recente livro das Crónicas de Allaryia. Falta mais um volume ainda não publicado. A saga é interessante, embora me pareça que nos últimos livros a história não se desenvolveu tanto como prometia. A grande mais-valia da saga é a linguagem. O Filipe Faria tem um vocabulário muito rico, variado, e bastante detalhado em diversos contextos (armamento, navegação, estratégia militar). Talvez por isso pertença ao plano nacional de leitura.








Penso que a leitura desta saga seja bastante adequada para quem queira conhecer palavras menos usadas. Por isso é indicado para um público juvenil. Mas antes de porem os seus filhos a ler este livros digo que há muita violência, batalhas épicas, combates corpo a corpo, muitas armas, ódio, luta entre o Bem e o Mal, mas com muitos campos cinzentos pelo meio. Há algum sexo. Também há amor e humor. Ou seja é uma saga adulta, que pode agradar os jovens, talvez de quinze anos para cima, mas com algum peso.

Tirando o livro A Especiaria desde a Páscoa que ando a ler esta saga, forma três volumes. Por isso e antes que comece a “ressacar” decidi mudar de estilo e estou a reler um livro chamado Nem Quero Crer de Vasco Pinto de Magalhães, s.j. e Henrique Manuel Pereira. Este livro é colecção de uma série de programas de rádio sobre o Credo, os Mandamentos, o Pai Nosso, a Avé Maria e mais uma secção sobre viver em Cristo. Não sei se vou lê-lo de uma ponta à outra.




Logo no primeiro capítulo encontra-se um esclarecimento sobre o que é ser Deus Todo Poderoso. Espero não estar a deturpar o que está escrito. Deus é Todo Poderoso porque pode com tudo por Amor. O poder de Jesus foi (é) conseguir dar sentido a todo o sofrimento e dor do mundo, foi (é) conseguir vencer a morte. Não devemos esperar de Deus que nos resolva todos os problemas, devemos isso sim agarrar-nos ao Amor que Ele é e à Sua Misericórdia e sabermos dar sentido a tudo.

E quem sabe, até pode ser que esteja nos Seus planos que uma dado problema seja resolvido por Sua intervenção. O que sabemos nós? Por isso e porque se formos muitos a partilhar o mesmo fardo será mais fácil deixo aqui esta vela a pedido de MJG





E como estou a por em dia alguns assuntos (pois as férias não representaram mais tempo para a net) deixo aqui o apelo do Alma Peregrina. Ele resolveu criar um concurso onde procuram-se as Sete Maravilhas da Igreja. Deixo aqui o apelo.

Sem comentários: