domingo, 24 de maio de 2009

Domingo da Ascenção – Ano B

Hoje começa a sétima semana da Páscoa. Estamos a chegar ao fim do ciclo pascal. Neste tempo fomos aprendendo o significado da Ressurreição de Jesus para Ele, para mim e para os outros. Hoje é completada a Ressurreição iniciada naquele primeiro dia da semana.

Este tempo serviu para os discípulos compreenderem e interiorizarem a mensagem de Jesus e a Sua Ressurreição. É por isso que as últimas palavras de Jesus antes da Ascenção são palavras de esperança e missão. Esperança de salvação e missão apoiada pela vinda do Espírito Santo para a propagação da Boa Nova para todo o mundo.

São Paulo, na segunda leitura, apresenta-nos a real dimensão de Jesus após a Ascenção. Ele é a Cabeça do Corpo que somos nós. Ele está à direita do Pai e continuamente envia-nos o Espírito para nos fortalecer e ensinar.

Na parte final da primeira leitura, as duas figuras de branco interpelam-nos a não ficarmos “embasbacados” olhando para o céu e metermos as mãos à obra. À obra de Jesus Nosso Senhor. Só assim o reino se concretiza.

1 comentário:

Alma peregrina disse...

Olá caro amigo J!

De facto, é difícil não ficar embasbacado... o que terão sido todas aquelas coisas que Ele terá dito aos Apóstolos nestes dias e que S. João não escreveu?

Bem sei que isto é curiosidade vã... mas não deixa de ser interessante...

A Ascensão: a altura em que a Humanidade toca o Céu. O momento em que nasce a Igreja. A Vitória do Bem é iminente!

Num mundo tão conturbado, é bom saber isso...

Pax Christi