domingo, 3 de maio de 2009

Quarto Domingo da Páscoa - Ano B

Este domingo é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. É isso que Jesus afirma no Evangelho. Ele é o bom pastor porque dar a vida pelas Suas ovelhas. Não é como os mercenários que andam pelo seu próprio interesse, pouco importando-se com as ovelhas.

Neste tempo pascal estamos a descobrir ou a aprofundar o nosso conhecimento de Jesus Ressuscitado. Começámos com a novidade do sepulcro vazio. Depois veio ao nosso encontro em assembleia e dando-nos força diz qual é a nossa missão. Hoje diz-nos que não estamos abandonados, pois Ele é o nosso Bom Pastor. E dá-nos a razão para acreditarmos: Ele dá a Sua vida por nós.

São João na segunda leitura explica que o acto de dar a Sua vida por nós é o Amor que Deus tem por nós e é esse Amor que nós faz filhos de Deus, através do baptismo. Somos botões de flor à espera de desabrochar quando estivermos face a face com Ele.

Entretanto, como São Pedro na primeira leitura, cheios do Espírito Santo devemos proclamar Jesus como Senhor, o único que dá a salvação. Como Pedro devemos procurar alargar o Reino de Deus com desassombro. Aqui entra o dia de oração pelas vocações. O Bom Pastor só consegue reunir todas as ovelhas com a nossa ajuda. Que o Espírito Santo circule livremente e fortaleça todas as vocações.

Sem comentários: