quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inquietações

Quando andava na escola, tanto na disciplina de Português como de História, aprendi a olhar para a História como uma sucessão de períodos. Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Idade Moderna. A minha primeira pergunta é: em que Idade estamos nós? Ou como se chama a época em que vivemos? Terá já nome? Só tem nome depois de passada?

Outra vertente desta minha inquietação é: do ponto de vista cultural em que tempo estamos? Na literatura, e depois num sentido mais lato na Cultura, vivemos depois do Renascimento, o Classicismo, o Barroco, o Romantismo, o Realismo, o Modernismo e a partir daqui vieram várias correntes ao mesmo tempo: Surrealismo, Existencialismo e Neo-realismo.

O século XIX acabou com o declínio do Realismo e a ascensão do Modernismo. As correntes seguintes viveram até finais da década de cinquenta, sessenta do século XX. E depois o que veio? Já procurei na net, mas nada me esclareceu e a informação não está organizada desta forma.

A Nova Era (fenómeno pseudo-religioso) começou na década de sessenta, mas poder-se-á pôr na mesma categoria como o Barroco, Surrealismo ou Existencialismo? Haverá um período na cultura ou na literatura chamado Nova Era? E o que é o Pós Modernismo? Quando começa? Já acabou? Os académicos da literatura não estudam estas coisas?

Com o fenómeno Harry Potter não estaremos a entrar num período Neo-gótico? Ou de Fantasia? Se formos ver as secções de literatura juvenil o que não faltam são livros de fantasia. Até eu ando numa fase de ler quase só livros deste género.

Sem comentários: