quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um ano

Faz hoje um ano que publiquei o primeiro texto deste blog. A influência mais directa foi um programa de rádio da Antena1, que já acabou. Era ao domingo, às onze. O jornalista Pedro Rolo Duarte convidava um autor de blog para falar da experiência. Ouvi vários programas e fiquei com vontade de ter um blog.

Por outro lado resolvi abrir-me ao mundo. Fui cauteloso, mas abri-me. Tenho escrito um pouco de tudo, sobre mim e sobre a minha visão do mundo. Aprendi algumas coisas. Compreendi outras.

Olhando para o percurso do blog vejo que é um reflexo aproximado de mim. Surpreendeu-me perceber que os comportamentos que tenho fora da net, continuam nela. Tenho dificuldade em fazer-me ouvir, pouco intervenho nos assuntos dos outros. Muitas vezes tenho pouco para dizer sobre os assuntos que interessam aos outros. Na net passa-se o mesmo. Durante os primeiros meses não sei se tive alguma visita. Só comecei a ter comentários quando entrei na iniciativa do alma peregrina da Via Sacra nos blogs.

Cheguei à conclusão que sem publicidade e comentários nos outros blogs, pouca visibilidade temos. Parece-me que passa-se o mesmo na vida. Se não formos à procura dos outros, não somos vistos nem encontrados.

É claro que é necessário ter conteúdos interessantes no blog. Provavelmente na maior parte das vezes, se fosse eu a visitar este blog, não ficaria fã. Mas isso não posso mudar. Esta é a liberdade da internet, podemos publicar o que quisermos, mesmo que não interesse a mais ninguém. É triste e solitário, mas é verdade. No entanto acho que tenho alguns leitores.

Desde meados de Setembro tenho activado neste blog uma funcionalidade camada Google Analytics. Desde o dia 16 de Setembro até ao dia 30 de Novembro tive 897 visitas, com a visualização de 1397 páginas. O dia em que tive menos visitas (3) foi o dia 27 de Novembro e o dia com mais, curiosamente foi o dia 29 de Novembro, onde estiveram aqui 30 visitantes. Tive uma média de 18 visitas nestes 76 dias. A taxa de abandono é de 76%, ou seja, interpretação minha, que essa percentagem corresponde aos número de pessoas que vieram aqui parar, mas não ficaram para ler. Mesmo assim não é mau.

O Google Analytics tem muitos parâmetros estatísticos. Um interessante é o local de onde vieram as visitas. Das 897 visitas, 447 vieram de Portugal e 414 do Brasil. Muito curioso. Outro dado interessante é o que motiva as visitas. As palavras chave mais usadas foram o apadrinhamento à distância e SuperFM.

No entanto o conteúdo mais visitado tem sido o religioso. Isto mostra dois sinais. Muita gente anda à procura de assuntos religiosos, o que é bom. A procura católica e/ou cristã é um bom sinal. Muita gente procura as reflexões das leituras de domingo. Outro aspecto interessante é que as outras páginas são menos visitadas ou procuradas. Este blog não é mono-temático, tal como eu não tenho um só interesse.

Aquele aspecto da publicidade é interessante. Desde o dia 19 de Outubro que tenho um outro blog (cujo link se encontra perto do cabeçalho) e desde o dia 26 desse mês só tive 23 visitas. Resolvi experimentar a ver quantas pessoas iriam deste blog para a minha colónia. Curiosamente só teve 4 visitas através do blog principal. A maioria (12) veio através do blogger, provavelmente pessoas a passear de blog em blog (como eu tenho feito algumas vezes a fim de encontrar alguma coisa de interesse). Isto quer dizer que os leitores habituais no Reino não procuram ver se há novidades. E porque procurariam? Normalmente os donos dos blogs avisam quando há alguma novidade.

Enfim, já pensei muitas vezes acabar com o blog. Quando pensei mais seriamente acabei por criar mais um. Irónico, não é? Neste próximo ano o que vou fazer? Não sei. Provavelmente vou continuar a publicar como tenho feito nas últimas semanas. Talvez não publique tanto, tenho saudades dos tempos iniciais em que tinha tanto para dizer. Agora... agora não tenho e temo que cada vez tenha menos. Estarei aqui a escrever no próximo 2 de Dezembro? Não faço ideia.

Bom aniversário para vocês, meus leitores.

3 comentários:

Alma peregrina disse...

Ah, e parabéns!

Alma peregrina disse...

Oh, não abandone o blog meu caro amigo! Eu descubro aqui muitas coisas interessantes (como os estandartes de Natal, que publiquei no meu blog... e também foi aqui que fiquei a saber do filme 13th day). Garanto-lhe que passo aqui muitas vezes, embora raramente comente.

Pax Christi

jota disse...

Obrigado, Alma pelo apoio. Já somos dois a ler e pouco comentar.

Mais uma vez obrigado.

j