segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Balanço do ano – música I

No que diz respeito a música o ano de 2009 marca uma viragem na minha forma de a consumir e adquirir. Comecei logo no início do ano ao descobrir o New Max. Foi o primeiro disco que saquei e não possuo cópia física. O mais interessante é que saquei-o legalmente. Até agora não me lembro de ter sacado nada ilegalmente.

Depois dele fiquei atento a notícias sobre música grátis na net. Também pesquisei. Assim consegui alguns singles dos Placebo, Metric, Air e projectos a solo dos membros dos Sigur Rós. Descobri site dos espectáculos dos Metallica.

A nível nacional descobri o projecto do Henrique Amaro na Optimus e tenho descoberto muita música lá, livre e grátis.

No momento que estou a escrever isto estou a ouvir música disponível na plataforma Jamendo onde há horas e horas de música que os autores disponibilizam. A dificuldade é encontrar algo que nos marque verdadeiramente. É que para mim adquirir música não é algo de usar de deitar fora. Só quero adquirir algo que valha a pena. Este site permite ouvir a música sem proceder logo ao download. Ainda não saquei nada daqui.

A forma como ouço música alterou-se com esta nova forma de adquiri-la e também por causa do mp3. Tenho ouvido muito nele, tanto no trabalho como no caminho. Por outro lado ouço também no computador. Até este ano ouvia na rádio ou através dos cd's. Tudo mudou. Agora o leitor de cd's passa muito menos música.

Sem comentários: