quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Balanço do ano - jogos

Neste ano descobri o jogo CantrII.

Já jogava o Hattrick há algum tempo. Há um outro do mesmo género chamado Xpert Eleven, onde jogo também. A dada altura estava farto destes jogos e procurei na net outra coisa. Vi vários e acabei por descobrir este. Escolhi-o porque não precisava de instalar nenhum programa e permitia exercitar a criatividade.

No Cantr temos a possibilidade de desenvolver até quinze personagens num mundo onde elas interagem com personagens controladas por outros jogadores. A máquina aqui só intervém para controlar o tempo e as acções dos animais. As nossas personagens podem ser tudo o que a nossa imaginação permitir naquele mundo onde não há nada, excepto o que as personagens constroem. Podemos ter nómadas caçadores e recolectores até líderes de cidades.

As personagens de um jogador não podem conhecer-se excepto se isso acontecer dentro do jogo, nem podem ter conhecimento de factos que nós, os jogadores, sabemos. Por exemplo se numa localidade há uma revolta, na localidade ao lado a minha personagem se estiver para se deslocar para lá e não souber da revolta terá que agir como se não soubesse e tomar as decisões em conformidade.

As regras são simples, mas dão muito por onde pegar e pensar. Uma vertente importante do jogo é o fórum. É aconselhado a todos os jogadores visitarem o fórum. Não podemos falar do que acontece no jogo, antes que passem 4 dias, mas há muito para debater e também conviver. Aprende-se bastante a jogar acompanhando o que se passa no fórum.

De vez em quando há fases no jogo em que pensei desistir. O jogo normalmente é lento, mas há picos de actividade que tornam o jogo mais interessante. E depois tudo depende do tempo e empenho do jogador.

Há um blog de um jogador brasileiro bastante empenhado e interessado no jogo. Visitem.

Sem comentários: