domingo, 6 de dezembro de 2009

Segundo Domingo do Advento – Ano C

Enquanto esperamos, temos tempo para preparar-nos. É isso que as leituras deste domingo dizem. No domingo passado iniciámos este tempo de preparação para vinda do Senhor, relembrada no Natal. É tempo de espera. Mas não é tempo vazio. É tempo para aplanarmos os montes, taparmos os vales e endireitarmos os caminhos no nosso íntimo. É um tempo de trabalho interior para limparmos o nosso coração de empecilhos que dificultem a vinda do Menino na nossa vida.

A primeira leitura fala-nos desse trabalho que Deus faz em nós, se deixarmos fazer. Pois Deus quer que regressemos a Ele, sempre, independentemente do que tenhamos feito. Ele está de braços abertos. E nós?

Na segunda leitura São Paulo diz-nos que não podemos ficar acomodados com o que conseguimos, com o que acalçámos. Na relação com Deus é preciso e possível crescer sempre mais. Na caridade.

E o Evangelho, na figura de São João Baptista, retoma esta ideia da primeira leitura. Preparação para a vinda. Como Deus está sempre a vir, está sempre disponível, a nossa preparação tem que ser contínua, temos que aplanar montes e endireitar veredas todos os dias, a todo o instante. Como Deus está sempre a vir, nós estamos sempre à espera e a recebê-Lo.

O Advento serve para isso, para treinarmos mais intensamente esse exercício de receber um Deus que está sempre a vir.

Sem comentários: