sábado, 19 de dezembro de 2009

http://www.imdb.com/title/tt0499549/
Como disse há dias, andava a pensar em ir ver o filme Avatar. Pois fui e dei por bem empregues o tempo e o dinheiro. Foi o primeiro filme em vários anos que fui ver e o primeiro de sempre em 3D. Esperava outra coisa. Esperava ver os objectos de outra forma, mas agora pensando nisso o écran tinha que ser maior, ocupando todo o nosso campo de visão. Tirando isso é realmente um espectáculo ver as imagens em perspectiva, com profundidade.

É claro que o que mais gostei do filme não foi só o efeito 3D. Acho extraordinária a criatividade dos autores daquelas imagens. Os cenários. As criaturas. A flora. As cores e formas. Vale a pena ver. É festival de cor, formas e movimento. O 3D permite-nos reparar em pequenos pormenores, como por exemplos pequenos “insectos”, a chuva, pequenos objectos voadores. Dei alguns saltos pensando que vinham coisas na minha direcção.

Quando vinha para casa, pensava que gostaria de ver outra vez em 3D. Será que há edições dvd com essa possibilidade? Talvez não tenha televisão para isso, mas seria giro.

Nos créditos finais percebi de onde vinha aquela qualidade de imagem e de design. Vem a Weta Digital, mesma empresa que fez os efeitos do Senhor dos Anéis. Weta é sinal de qualidade. Bem que gostaria de trabalhar nessa empresa.

É possível que a crítica de cinema considere o filme como cinema fraco (já vi isso insinuado pelo João Lopes no blog Sound + Vision), porque dá mais importância ao aparato tecnológico e menos à história e à construção das personagens. Sim, este filme não tem um argumento do outro mundo, mas está bom. É politicamente correcto ao abordar o tema da preservação do ambiente, da luta contra a ganancia cega pelo lucro. Este argumento podia ser adaptado ao cenário da floresta tropical, é certo, mas é potenciado pelo exotismo que a tecnologia permite. Qual o mal?

É um filme indicado para ser visto numa sala de cinema, já o mesmo não se pode dizer da maioria dos filmes, que não perdem nada ao passarem para o formato pequeno das televisões. Por isso para mim isto é cinema.

Podia dizer muito mais, mas fico por aqui. Recomendo.

Sem comentários: