quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Balanço do último dia do ano de 2009

O dia de hoje foi diferente porque esforcei-me para ser. Mas antes de falar disso, quero contar um pensamento que tive no autocarro a caminho do trabalho.

Vi um senhor idoso a entrar. Trazia uma canadiana. Sentou-se lá à frente. Vinha outro senhor com ele, que se sentou um pouco mais atrás. Passado um pouco o primeiro olhou para o segundo e sorriu-lhe. Foi um sorriso jovem, aquele senhor parecia ter um espírito jovem. No entanto o corpo não é jovem. Tem mazelas.

Perguntei-me se ele quando tinha a minha idade imaginaria que a sua vida o levaria por aquele caminho. Ele alguma vez julgaria que viria um dia a precisar de um canadiana? Como me imagino eu com setenta, oitenta anos? Percebi que imagino-me sentindo-me exactamente como agora. Não posso estar mais errado. Certamente o meu corpo não terá a força de agora, não andarei tão depressa, não terei as actuais capacidades mentais (isto por razões familiares preocupam-me muito). Deveria preparar-me para a inferioridade física e mental que inevitavelmente virão... se lá chegar, está claro.

O meu dia foi pautado pela passagem do tempo e, mais concretamente, pela passagem do ano. Comecei a festejar (coisa raríssima em mim) à dez da manhã. Ia controlando neste site a passagem da meia-noite pelos fusos horários e quando atingia a meia-noite nalgum sítio eu chamava atenção aos colegas e cumprimentava-os. Foi muito divertido. Ao passar pela Austrália foi de meia em meia hora. Todos acharam-me maluco, mas gostei.

Por isso a quem passar por aqui desejo Feliz Ano Novo de 2010, com tudo o que mais desejam. E que o Senhor Jesus vos (nos) proteja.

Sem comentários: