sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Lágrimas em forma de palavras numa noite 25 de Dezembro

Peço desculpa pela linguagem que vou usar

Este Natal está a ficar marcado por ser o contrário do que devia ser. A nossa pequena família está a ficar desvirtuada num dos vários aspectos que caracterizam um família. Nestes dias não tem havido uma refeição passada em paz, tranquila, sem raiva, nervos ou gritos. A família está a desfazer-se.

Passo a explicar. Não posso dizer nada que o meu pai chama-me cabrão (a minha mãe fica irritadíssima e ofendida por mim), chama-me cão, já me chamou paneleiro. Ameaça-me bater, atirar-me com o que apanha à mão. No jantar de hoje foi àgua. Não chegou a atirar. Por acaso estava a concordar com ele, mas isso não deixou de irritá-lo. Ontem foi assim ao almoço e ao jantar. Hoje o mesmo.

Não há refeição que não tenha que interromper para ir fazer xixi. Leva um tempão para chegar à casa de banho. Muitas vezes tem feito para o chão ou no bidé, ou nos dois lugares e mais nas calças. Não vale a pena chamá-lo à atenção, só iria originar mais um momento de gritos e insultos.

Já começou a insultar a minha mãe. Aperta-lhe os braços, anda com o braço esquerdo todo dorido. Parte-me o coração vê-la a chorar.

Fizemos um bolo ontem de tarde. Ajudei e saiu a pior coisa que alguma vez fizemos. Usei um adoçante que não era indicado para bolos. Programei o forno para aquecer por cima e por baixo. Erro. Devia ser só por baixo. Não cresceu o que devia.

Mesmo a comida que ficou boa, não pôde ser saboreada por causa das complicações do meu pai. Não consegue, ou quer, comer achegado à mesa e invariavelmente cai comida para o chão. O sítio dele parece uma estrumeira. Como tem que sair para ir à casa de banho pisa aquilo.

Nós fazemos o que podemos, mas cuidar de uma pessoa assim tão conflituosa, teimosa e desconfiada, dá cabo do juízo de qualquer um.

4 comentários:

Canela disse...

A sua familia não está a ficar desvirtuada!

O seu pai necessita de cuidados médicos continuados. Que tal procurar ajuda, tentando procurar familias que vivam o mesmo problema?

Os insultos que o seu pai lhe faz, não são verdadeiros, não são sentidos, nem rancorosos, nem nada do género. São o efeito da própria doença.

Não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, mas o que a sua mãe e você vivem, é duro... pesado demais para o fazerem sózinhos.

Fale com um Pe. da sua confiança, desabafe, procure ajuda... tem que se ajudar a si para poder ajudar os seus pais!

Um beijinho fraterno.

P.S.: O Deus Menino veio ao mundo na pobreza, na humildade, no unico cantinho disponivel... medite nisto.

jota disse...

Cara Canela, estou surpreendido com a rapidez com que surgiu o comentário. Estou a escrever o texto de amanhã e já cá está o seu comentário. Obrigado.

Sei que tem razão, já não é a primeira vez que me aconselha desta forma. Na verdade tenho dois problemas: sinto-me e sou completamente só; e para piorar as coisas vivemos muito isolados.

Ainda há pouco falava com a minha mãe sobre arranjarmos ajuda. Está difícil arranjarmos coragem.

Quando digo que estou só, é mesmo isso, não tenho um padre de confiança. Tenho muito que crescer nesse sentido. Vá-se lá saber porquê durante muito tempo tive medo de me confessar e mesmo agora só me sinto à vontade na igreja do Loreto no Chiado... bem... isto são contas para outro rozário.

Não queria transformar este blog num ombro onde venho "chorar" as minhas mágoas, nem um divã de terapia, mas acho que tantas vezes verbalizarei os meus problemas que acabarei por ganhar coragem para os resolver.

Obrigado, Canela, espero que esteja a ter umas festas positivas.

j

Canela disse...

Surpreenda-se ou não... tenho tido problemas a entrar nos blogs que sigo. Não lhe parece "estranho" ter conseguido vir até aqui, lê-lo e comentá-lo?

A isso eu digo Glória a DEUS.

Festas Positivas?

O sentido do Natal é dar a mão ao irmão!

Que mal é que tem, em gostar de se ir confessar á Igreja do Loreto?
É perfeitamente normal.

Que tal ir até lá durante o fds, pedir ao Pe. ajuda e orientação no que fazer, deixar que tudo venha cá para fora, até as lágrimas (se elas quiserem)?

Se quiser pode falar comigo pelo email do meu blog, disponha.

Rezarei por si e pela sua familia.

jota disse...

Obrigado, Canela.