domingo, 11 de abril de 2010

Segundo Domingo da Páscoa - Ano C

Estes oito dias foram um longo domingo de Páscoa. No início recebemos a notícia e hoje descobrimos como é Jesus ressuscitado. A principal forma apresentada nas leituras de hoje é através da comunidade. Jesus vive nela. É nela que o Seu rosto se revela.

No Evangelho de hoje temos um novo Génesis. A nova criação, a Igreja, é formada hoje e recebe o sopro do Espírito, tal como Adão recebeu no início. Esta nova criação é o Corpo Místico. O sopro de Jesus vivifica este corpo, dá-lhe vida constantemente. É a este corpo que Jesus dá o poder de perdoar os pecados, de continuar o trabalho Dele, de ser Ele para o mundo.

Por outro lado, só em comunidade é que conseguimos alguma coisa. Antes de estarem unidos pelo Espírito os discípulos estava fechados em casa com medo. Depois tudo mudou.

O episódio de Tomé tem o objectivo de nos falar a nós, que nascemos depois dos acontecimentos. Felizes os que sem terem visto acreditaram. Somos todos nós. E como chegámos à fé? Através da comunidade, que nos disse e continua a dizer, vimos o Senhor Vivo.

Nas outras leituras vê-mos como é que comunidade transmite a fé. Na primeira leitura é através da acção dos discípulos, que continuam a acção de Jesus. Eles tornam-se imagem de Jesus e são membros do ressuscitado.

Na segunda leitura é apresentada a outra forma de como a comunidade transmite a fé. Através da Palavra. Lendo-a, explicando-a, vivendo-a.

Sem comentários: