domingo, 12 de dezembro de 2010

Terceiro Domingo do Advento – Ano A

Hoje é o domingo da alegria. A cor dominante é o cor de rosa, cor da alegria na liturgia. Alegria porquê? As leituras de hoje falam disso. Começa logo na primeira com Isaías a proclamar: alegrem-se os desertos, alegre-se todo o universo porque Deus não nos deixa desamparados.

No Antigo Testamento havia a noção que o sofrimento e a alegria eram castigos e prémios pelas nossas acções. Assim sendo onde houvesse sofrimento não haveria a benevolência de Deus ou só quando houvesse conversão. Por isso é que a profecia de Isaías é tão viva. Quando o Messias viesse deixaria de haver tristeza, pois Ele estaria sempre presente. Haveria alegria sempre, porque estaria sempre presente. Os que sofrem seriam curados.

Com Jesus o sofrimento passou a ser algo diferente. Não é um castigo pois se fosse Ele não teria sofrido. O sofrimento deixa de ser castigo quando lhe damos um sentido, quando o associamos ao sofrimento de Jesus, quando esse sentido está revestido de amor. Costumo pensar que só sofremos porque não conseguimos dar-lhe um sentido transcendente ao que estamos a viver.

Assim sendo, Isaías anunciou que o sofrimento desapareceria com a vinda do Messias. Ele veio e o sofrimento foi vencido, só cabe a nós contribuir para essa vitória.

Na segunda leitura São Tiago mostra que a melhor atitude para vencer o sofrimento é a paciência. Ele escreveu a carta numa época em que as pessoas estavam convencidas que a vinda definitiva de Jesus estava para breve. Por isso a exortação à paciência. Mas actualmente também é importante ter paciência. A vida espiritual não é fácil nem linear. Temos a tendência frequente de cair muitas vezes pelo caminho.

Por fim no Evangelho vêmos o choque entre o Antigo e o Novo Testamento. Temos motivos para alegria porque o Reino de Deus já está entre nós. Foi o que respondeu Jesus a João Baptista. Os coxos andam, os cegos vêem, os leprosos estão limpos e os mortos ressuscitados. Ou seja, a relação com Deus está mais profunda: quem tem fé caminha nela, os que não conseguiam ver a acção de Deus têm a oportunidade de experimentá-Lo nos sacramentos e na acção dos outros, os pecadores são perdoados e transformados por dentro, uma nova vida nasce através do baptismo. João representa o Antigo Testamento, o tempo antigo. Foi o maior profeta porque preparou o caminho para Jesus caminhar.

Quando Jesus diz “Bem aventurado aquele que não encontra em Mim ocasião de escândalo”, fala daqueles que perante a Sua pregação aderiram a ela sem reservas, ao contrário dos fariseus e doutores da Lei, os poderoso da época. Esses sim escandalizaram-se com Jesus e perderam-se.

Alegremo-nos porque Jesus está no meio de nós, o Seu Reino chegou.

Sem comentários: