quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Leitura literal da Bíblia

No dia de Natal vi este vídeo no noticiário da RTP.





Esta justificação dada pela Testemunhas de Jeová é bastante fraca. Qualquer católico informado sabe perfeitamente que o dia 25 de Dezembro foi escolhido por causa das festas pagãs romanas que celebravam o solstício de Inverno. Não se sabe quando Jesus nasceu, mas isso não é motivo para não celebrar o Seu nascimento.


A estratégia da igreja primitiva de associar e depois substituir as festas pagãs às cristãs foi muito inteligente. Se em 25 de Dezembro se celebra a vitória do Sol sobre a noite, nada mais acertado que celebrar nesse dia o nascimento de Jesus, verdadeira luz, que veio vencer as trevas do pecado e da morte.


A espiritualidade das Testemunhas aparece-me muito pobre e tristonha. Vivem muito agarrados à letra da Bíblia e descuram o espírito. Perante este vídeo apetecia-me perguntar-lhes como é que explicam a contradição das narrações da infância de Jesus dos Evangelho de Mateus e Lucas. Em Mateus é narrada a fuga para o Egipto da Sagrada Família a fim de fugir à perseguição de Herodes. Em Lucas vemos a sagrada família a deslocar-se nos primeiros meses de vida de Jesus a Jerusalém, ao Templo. Então foram primeiro à capital para depois fugir para o Egipto? Não faz sentido.


A explicação mais sensata é que os autores usaram tradições diferentes que circulavam nos primeiros anos da igreja. Os Evangelhos foram fixados muitos anos depois de Jesus ter Ressuscitado. Naturalmente foram escritos com um propósito apologético, pedagógico e destinados a uma determinada comunidade. Na altura não havia mercado livreiro, por isso quem escrevia, fazia-o para a cidade onde estava, para a comunidade onde estava inserido.


Mateus apresenta Jesus com o Messias herdeiro do trono de David. No Evangelho da infância já aparece a noção de que Jesus foi rejeitado pelos Seus e acolhido pelos gentios. Por isso é mais importante a adoração dos Magos e a fuga para o Egipto. Em Lucas Jesus é o Messias dos pobres, da misericórdia de Deus. Assim o evangelista dá preferência ao lado da pobreza material de Jesus, ao lado feminino do seu nascimento.


Não compreender isso é despir o Evangelho de grande parte da sua grandeza e importância. Mas já há algum tempo que percebi que as Testemunhas de Jeová não são propriamente cristãs, pois não reconhecem o Filho com a mesma natureza do Pai na Santíssima Trindade. Na verdade, penso que as Testemunhas são uma forma moderna do judaísmo de há dois mil anos. São judeus disfarçados de cristãos.

Sem comentários: