sábado, 25 de dezembro de 2010

Solenidade do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo

É Natal. Deus fez-Se homem e vive entre os Seus. As leituras de hoje falam disso. Pode parecer estranho não falarem da ida a Belém, da visita dos pastores, do anúncio dos anjos. Hoje as leituras falam da essência e do principal desta época: Deus fez-Se homem para nos salvar.

Com a Sua Encarnação Deus iniciou uma nova criação, uma nova relação com a humanidade. Deus está próximo. Não habita em templos ou em tronos, em estátuas ou locais altos. Deus está dentro do coração de cada ser humano, está no gesto de amor, na entrega.

A sociedade actual liga pouco ao que se passa à sua volta. Na natureza vêem-se sinais da presença de Deus. E o nosso olhar pode transmitir aos outros mais sinais ainda. Estamos no Inverno. O tempo é de frio e chuva. Estes meses são dominados pela noite, pela sombra. O que aconteceu há dias? O solstício de Inverno. Hoje o dia será maior que ontem. O que nos diz o Evangelho de hoje? Que a luz veio ao mundo. Hoje haverá mais luz do que ontem. E Jesus, hoje haverá mais Jesus hoje do que ontem?


Sem comentários: