domingo, 6 de setembro de 2009

Vigésimo Terceiro Domingo do Tempo Comum – Ano B

A palavra de ordem de hoje é Effathá, abrir-mo-nos a Deus. Na primeira leitura Isaías profetizava a vinda de Jesus, como aquele que ira curar os doentes, dar vista aos cegos, abrir os ouvidos aos surdos, soltar a língua aos mudos, enfim, eliminar o mal.

No Evangelho vemos Jesus fazer isso mesmo. Há pormenor importante que não pode ser esquecido: Jesus aborda a cura de uma forma personalizada, a sós com o curado, e com discrição. Tudo o louvor deve brotar do coração.

Mas também sabemos que nada pode calar um coração agradecido, cheio de Deus, e é por isso que, apesar da ordem de Jesus para não ser divulgada aquela cura, rapidamente tudo se soube.

Jesus quer abrir o nosso coração e quer fazê-lo caso a caso. Existe maior privilégio que este? Deus quer tratar de mim, de ti, pessoalmente como se fossemos só nós dois a existir no universo.

Assim que o nosso coração se abrir, veremos que não estamos sozinhos e que o Senhor trata todos de igual forma. Com o nosso coração aberto devemos encarar os nossos irmãos da mesma forma que Deus o faz. Assim está bem explicado na segunda leitura.

Meu Deus, quão longo caminho tenho que andar até ter o meu coração aberto completamente...

Sem comentários: