domingo, 13 de setembro de 2009

Vigésimo Quarto Domingo do Tempo Comum – Ano B

Neste domingo vemos Jesus rumar com os discípulos para a zona mais pagã da Terra Santa. É altura de começar a instruir os apóstolos para a construção da Igreja. Pergunta: o que pensam as gente quem Ele é?

Esta pergunta é dirigida agora para nós. Quem pensamos nós quem Jesus é? Pode parecer ridícula dois mil anos depois ainda se perguntar tal coisa, mas na realidade a maioria não sabe quem Jesus é.

A cultura actual divide-se entre quem negue a Sua existência e quem só reconheça o lado humano. Por outro lado, uma certa Igreja dá uma imagem tão imaterial de Jesus e que custa a acreditar que Ele também foi homem, que vestiu roupas, que teve fome, que teve necessidades fisiológicas como nós.

Ser imagem e palavra de Deus não isentou Jesus de ter que respirar como nós, não o livrou de suar sob o calor do sol, de sentir os pés doridos após uma longa caminhada, de ter morrido. Ser humano não impediu Jesus de ser imagem e palavra de Deus, de nos amar com o Pai amou, de ver para além das aparências, de ser fiel à Sua humanidade.

Os discípulos não O viam ainda como o Messias ao jeito do Servo do Sofredor de Isaías. Jesus fez aquela pergunta para os discípulos poderem confrontar as suas ideias pré-concebidas com a realidade. E nós, como vemos Jesus?

A primeira leitura dá a imagem real do que foi esperado e exigido a Jesus e que agora é esperado de cada um de nós, que temos Jesus habitando na nossa carne, osso, sangue e alma.

A segunda leitura é mais um desafio dirigido a nós. A nossa fé vê-se nas nossas obras? Seremos nós sacos vazios cheios de vazias palavras de fé?

1 comentário:

teresa disse...

sem dúvida uma pergunta muito profunda que deve ser bem meditada.
eu concordo plenamente com o final da leitura quando diz [a fé sem obras está morta , mostra-me a tua fé sem obras , que eu pelas obras te mostrarei a minha fé]
e é verdade não basta só ouvir a palavra de deus , á que a por em prática , não basta só pedir ,
tambem temos que dar.

[gostei muito do que aqui li]