quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pontos de vista da câmara

Se isto fosse um programa de televisão, poder-se-ia pôr uma bolinha vermelha no canto superior direito

Hoje volto a apresentar dois video-clips, que musicalmente não têm nada em comum, mas têm na estética em que são filmados (para além de talvez precisarem de uma bolinha vermelha).

Contextualizando o primeiro vídeo. A artista é a Lily Allen, que já apresentei aqui, e o interesse deste vídeo reside no ponto de vista em que é filmado, ou seja, do dela. Vejo o que acontece na acção como um retrato da sociedade de início de século em que começa a haver uma confusão entre o real e o virtual. Já aparecem anúncios de tecnologia com a mesma ideia: fazer no real o que podemos fazer no virtual (afastar dois carros para estacionar o nosso; afastar a nuvem de frente do sol; criar avatares para os nossos contactos; etc.)


Lily Allen - Fuck You (Radio Edit) (Official Video) HQ
by wonderful-life1989





O seguinte vídeo é a principal razão para a bolinha vermelha. A banda chama-se The Prodigy e nos anos noventa este vídeo foi um marco do ponto de vista técnico e de polémica. Foi banido da BBC (na RTP passou e é por isso que vos falo dele, se não nem sabia da sua existência). Para suavizar um pouco o que poderão ir ver, digo que é um retrato de uma certa juventude da época (e que infelizmente continua, talvez ainda pior). O interessante do vídeo é o ponto de vista da câmara que acompanha a saída à noite de uma pessoa, com todos os excessos. Quem conseguir chegar ao fim, vai ter uma surpresa...




Prodigy - Smack my bitch up
Enviado por bebepanda. - Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

Sem comentários: