Eu não costumo comentar a actualidade política, mas hoje sinto que devo falar alguma coisa.
A notícia do dia é esta: o Diário de Notícias denuncia a fonte que O Público no caso da suspeita de o Governo andar a espiar a Presidência da República. Não comento o problema deontológico do jornalismo, porque não tenho conhecimentos para tal.
O que me parece é que é indigno que o Presidente, ou a Presidência, recorra a uma denúncia ao um órgão de informação ao invés de ir à Procuradoria ou à Judiciária. Eu nunca simpatizei com o Presidente, mas tinha uma imagem dele de integridade e correcção.
A questão que se impõe: porquê que ele, o Presidente ou alguém muito próximo, agiu desta forma?
Outra pergunta: porquê que O Público só publicou esta história a pouco mais de um mês das eleições?
Esta história faz-me pensar. Reparemos: o caso Freeport nasceu de uma denúncia “anónima”, este caso nasceu de um fonte “anónima”. Quem seria o principal prejudicado destas denúncias? Quem foi implicado como responsável do caso Moura Guedes? Porquê que surgiram tantos casos de denúncias contra o Sócrates? Para derrubá-lo não bastava o resultado da sua governação?
Não estou a pensar que o Sócrates está isento de culpas ou que não merecesse ser afastado do Governo, mas acho que os métodos usados para o fazer perder as eleições mostram que os seus adversários são de indole muitíssimo duvidosa. E é esta gente que nos vai governar?
Deixo aqui alguns links sobre esta notícia.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1365623
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1365923
http://ultimahora.publico.pt/?idCanal=12
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1365723
Sem comentários:
Enviar um comentário