domingo, 20 de março de 2011

Segundo Domingo da Quaresma – Ano A

As leituras de hoje falam-nos de mudança, de conversão. Na semana passada trataram das tentações e da forma de as superar. Hoje não basta superar a tentação, é preciso levantar a tenda e deixar a terra onde estamos instalados. É isso que se lê na primeira leitura. Abraão sentiu-se tocado por Deus que o impeliu a partir, a procurar a terra prometida por Deus, a aceitar a Sua vontade.

Mudança. É de mudança que a Transfiguração trata no Evangelho de hoje. Mudança de mentalidade dos discípulos, mudança de atitude na relação com Deus e com os irmãos. A Transfiguração de Jesus perante aquele grupo restrito de discípulos serviu para os instruir sobre a mudança que iria acontecer nas suas vidas. Viram a passagem de testemunho da Lei de Moisés e do Profetismo antigo para a Boa Nova vivida e apregoada por Jesus. Naquele alto do monte os discípulos tiveram a mais forte experiência da presença de Deus antes da Ressurreição.

Por outro lado o relato da Transfiguração é um bom exemplo para nós sobre como devemos viver a nossa vida espiritual. A experiência espiritual não deve ficar reservada ao momento, mas deve deixar marcas na nossa vida quotidiana. É isso que significa o fim da Transfiguração de forma tão súbita e inesperada. A experiência espiritual é um recarregar de baterias para a luta do dia-a-dia. Só assim será o Espírito Santo a actuar e não nós por nossa vontade.

Sem comentários: