segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Hoje na Igreja recordamos todos os nossos irmãos defuntos. Tal como ontem celebrámos todos os santos, hoje recordamo-nos de todos os que já passaram para a eternidade. É a oportunidade para rezarmos pelas almas do purgatório, principalmente por aquelas que não têm ninguém que reze por elas.

Hoje recordamos a nossa pertença ao Corpo Místico. A nossa oração beneficia todo o corpo. Quer viva no tempo e no espaço, quer já tenha passado para a transcendência.

O meu entendimento de purgatório talvez seja diferente do que eu acho que muita gente pensa. O purgatório não me parece ser uma etapa depois da morte e antes do céu.

À luz do Corpo Místico todos os que estão no mundo estão em estado de purificação (como que na barriga da mãe em gestação). A nossa oração circulando nos canais do Corpo sai do tempo e do espaço e vai beneficiar aquela pessoa no tempo e no espaço dela, mesmo que seja muito tempo antes de eu nascer, noutro continente ou noutro planeta.

Mais, devemos rezar por todos. Por duas razões principais: porque não devemos julgar nem condenar ninguém; e porque mesmo o maior pecador poderá no último instante arrepender-se do seu pecado. A nossa oração pode influenciar, iluminar a escuridão desse pecador, poderá ajudá-lo a abrir-se ao amor de Jesus.

Sem comentários: