sábado, 1 de janeiro de 2011

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – Ano A

Começa um novo ano e as leitura de hoje são ideais para este recomeço. Falam da bênção de Deus. Nada como num começo receber-se ou lembrar-se da bênção de Deus. É isso que nos diz a primeira leitura. Lembro a oração ensinada a Moisés:

O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sobre ti a Sua face e te favoreça!
O Senhor volte para ti a Sua face e te dê a paz!

Outro aspecto das leituras de hoje é a apresentação, neste primeiro dia, do modelo a seguir para o resto do ano: Maria, mãe de Jesus. Hoje olhamos para ela como a Mãe de Deus feito Homem, por ela Ele veio a nós e recebeu o nome de Salvador. A grandeza daquela mulher está na capacidade de se anular para deixar nascer em si Deus. Ela é a mãe de Deus e nossa, através da Igreja, sua segunda maternidade.

Neste dia primeiro há várias palavras basilares para o ano: bênção, humildade e paz. Maria é a rainha da Paz porque nos trouxe a verdadeira paz, Jesus. Também podemos olhar para Maria como modelo de Paz, de tranquilidade. Ela guardava no seu coração tudo o que lhe acontecia e meditava. Da meditação chega-se à paz, da paz chega-se à meditação. Entremos neste “circulo vicioso”.

Um bom ano novo, cheio de Paz, Humildade e Bênçãos!

Sem comentários: